A Lei da Contra Indução
Atribui-se ao falecido economista Mario Henrique Simonsen a formulação da Lei da Contra Indução. Essa lei estabelece que, se uma experiência deu errado em n tentativas dará certo na enésima primeira. É com base nessa lei que o Banco Central, alterando as regras do compulsório bancário, liberou um adicional de R$ 25 bilhões a serem injetados no crédito. Com isso se espera elevar a demanda e melhorar o desempenho do PIB em 2014. A última previsão de crescimento do PIB brasileiro captada pelo Boletim Focus junto ao mercado, na semana de 18 a 22 de agosto, foi de 0,79% para o ano de 2014.
MERCADOS FINANCEIROS
Eduardo Paiva
2/18/20251 min read


Aumentar a disponibilidade de crédito é uma tentativa de mudar essa situação. Dará certo? Difícil dizer. Mas, tendo em conta medidas semelhantes tomadas anteriormente, tudo indica que não, a menos que se comprove a Lei da Contra Indução. Uma maior disponibilidade de credito não significa que ele será automaticamente tomado pelos consumidores. Segundo informações publicadas pelo próprio Banco Central, o endividamento das famílias alcançou um nível muito alto que estaria se refletindo na elevação dos índices de inadimplência.
Pode-se complementar a Lei da Contra Indução com a máxima que diz: você pode levar o cavalo até a beira d’água, mas não pode obrigá-lo a beber.
