A Politica Monetária está Perdendo o Pode?
A Política Monetária, manipulação da taxa básica de juros, é um instrumento clássico utilizado pelos Bancos Centrais para controlar a inflação. Quando a inflação sobe o BC sobe também a taxa de juros. Com isso ele enfraquece a demanda que deixa de exercer pressão sobre os preços trazendo, no caso do Brasil, a inflação para o chamado centro da meta que, para 2014 foi fixada em 4,5%, com dois pontos percentuais de variação.
POLÍTICA ECONÔMICA
2/20/20251 min read


Há anos que o Banco Central não consegue colocar a variação de preços no centro da meta a despeito de se utilizar da elevação da taxa SELIC para isso. Essa taxa que estava em 7,25% ao ano no inicio de 2013 foi elevada para 11% o ano em março de 2014. Ainda assim a subida da taxa de juros não conseguiu fazer a inflação tender para o centro da meta. Em março de 2014 a inflação oficial, em 12 meses, alcançou 6,15%%. Pelo acompanhamento dos preços ela deverá atingir o teto da meta, que é de 6.5%, ainda em junho de 2014. E,ao que parece,o Banco Central deverá continuara a elevar a taxa básica de juros na tentativa de não permitir que a expansão dos preços fujam ao controle.
Os esforços do Banco Central em controlar a inflação mediante a elevação da taxa SELIC parece, até agora fadado ao insucesso. A Política Fiscal [gasto publico] expansionista tem sido responsabilizada por essa perda de efeito da Política Monetária. Afora isso há ainda que se considerar que os agentes econômicos estão se protegendo, mediante elevação previas de preços. Eles sabem que mais a frente [certamente após as eleições de outubro] se farão necessários ajustes nas tarifas públicas e isso irá redundará em mais inflação e em mais elevação nos juros.Não custa muito, pois,comprar um seguro desde já.
