O Rebaixamento do Brasil
Nessa semana a Standard& Poor’s [uma das três agencias de risco] rebaixou o Brasil de uma classificação como BBB para BBB-. Essa possibilidade vinha sendo aventada desde meados do ano 2012 e sempre negada pelas autoridades brasileiras. Resta, como consolo, saber que BBB- é ainda grau de investimento [que vai do máximo AAA a mínimo BBB-] embora no seu patamar inferior.
MERCADOS FINANCEIROS
2/20/20251 min read


E o que isso significa exatamente? A classificação de risco é uma orientação que essas agencias dão aos investidores [internacionais] sobre, por assim dizer, as possibilidades de um eventual calote na sua dívida externa. Quanto melhor a classificação tanto menor é essa probabilidade desse evento e, portanto, tanto menor, também, será a taxa os juros a ser paga nos empréstimos internacionais feitos pelo país.
“A reação do Governo Brasileiro ao rebaixamento é tão somente ‘esperneio” posto que a decisão da Standard& Poor’s decorre do baixo crescimento, da política fiscal expansionista, da elevação da taxa de inflação, do aumento no déficit externo [transações correntes] e, por que não, da “contabilidade criativa” a que o Brasil recorreu amiúde para “maquiar” a suas contas fiscais. O presidente A. Lincoln dizia “ você pode enganar uma pessoa por todo o tempo;algumas pessoas por algum tempo;mas não cosegue enganar todos por todo o tempo”.O ministro da Fazenda do Brasil parecia empenhado em desmentir Lincoln.
