O Último Desempenho da CHESF: não existe almoço de graça
A CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco divulgou no dia 16 de abril último as suas Demonstrações Financeiras e Relatório da Administração do ano de 2013. Ressalta-se, de imediato, na Demonstração de Resultado do Exercício, o acentuado declínio no seu faturamento que, tendo sido de R$ 5.996.020 em 2012, caiu para R$ 4.098.433, uma redução de mais de 30% entre esses dois anos.
EMPREENDEDORISMO
2/20/20251 min read


O responsável pelo desastre, e não existe outro nome para nominá-lo, foi o próprio Governo Federal que, por meio da Lei 12.783/2013, a abrigou a reduzir em 20% o preço cobrado pela energia gerada em troca da renovação do seu contrato de concessão por mais trinta anos. Como não seria possível à empresa reduzir os seus custos e despesas de modo a compensar a compressão no seu faturamento, o que aconteceu não causou surpresa.
A redução na conta da luz para os consumidores foi uma festa do populismo governamental, mas agora a conta está sendo apresentada e não será pequena. A CELPE já solicitou à ANEEL um aumento de 18% na tarifa e novas majorações se seguirão após as eleições presidenciais em outubro [sempre depois das eleições] próximo quando então o consumidor irá conhecer o verdadeiro valor da conta a ser paga. Definitivamente a festa durou muito pouco.
