O Vietnam abraçou o capitalismo
Deu na The Economist na sua edição August 6 – 12,2016: Vietnam vem crescendo 6,0% ao ano desde 1990. De um país de renda baixa e parte do grupo de países mais pobres do mundo ele alcançou o status de país de renda media. Informa a Economist que se ele crescer 7,0% ao ano por mais uma década terá uma à trajetória semelhante àquela percorrida pela China e por outros “tigres” asiáticos. Se esse crescimento cair para 4,0% ao ano terminará como a Tailândia ou o Brasil.
ECONOMIA INTERNACIONAL
Eduardo Paiva
2/18/20252 min read


Que milagre está se processando nesse país? Lembrado ,até recentemente,apenas pela guerra conduzida contra EUA e que cobrou mais de um milhão de mortos e deixou grande rastro de destruição nos seus quase vinte anos de duração. De um pobre país rural é apontado hoje como o próximo tigre asiático.
Nenhum milagre se passou. Apenas ele aderiu ao capitalismo a despeito de ser oficialmente um país cujo destino é conduzido por um único partido, o Comunista. O Governo abriu a economia e vem recebendo um enorme influxo de investimentos externo. Esses investimentos já representam hoje um quarto de todo o investimento realizado no país.
A despeito de ser oficialmente um país comunista dirigido por um planejamento central, o seu Governo, como na China, vem permitindo a inovação por meio de concorrência entre suas províncias na atração de investimentos externos. Cada uma delas, por conta disso, vem se especializando num determinado tipo de indústria.
Sua população é jovem e detém um bom nível de educação como pode ser comprovado pelo seu desempenho no PISA. Na última edição desse teste, que é aplicado aos jovens de 15 anos, seus resultados foram superiores àqueles dos EUA de da Grã Bretanha em matemática e em Ciências. Em 2012 sua posição no PISA foi 17º em Matemática com 511 pontos, em leitura colocou-se no 19º lugar com 508 pontos e em Ciências assumiu a 8º posição com 528 pontos. Só para comparar o Brasil foi o 58º em Matemática, 55º em Leitura e 59º em Ciências. Enquanto o Vietnam se situava nas posições mais elevada no rank de países submetido ao PISA o Brasil ficava nas derradeiras posições. O Vietnam gasta 6,3% em educação e tem focado na ampliação das matriculas e na qualidade do ensino.
O milagre do Vietnam é muito simples: liberdade econômica e investimento em educação. Enquanto no Brasil se impediu a aprovação de uma lei que abria nosso mercado de aviação à participação estrangeira, hoje limitada a 20%%, o Vietnam vem fazendo movimento inverso. Em julho último ele aboliu a limitação de 49% de participação externa na sua maior indústria de leite.
